02/04/2015

Resenha: Sua Última Duquesa

Título: Sua Última Duquesa
Título Original: His Last Duchess
Autora: Gabrielle Kim
Editora: Record
Páginas: 350
Ano: 2015
Classificação: 5/5 ♥

Sinopse: Seduzida pelo sol ardente e pelas paixões ofuscantes da Itália Renascentista, a jovem Lucrécia de Medici, de 16 anos, vê uma vida dourada estendendo-se à sua frente. Seu marido muito rico escolheu-a como esposa, e o grande castelo dele em Ferrara vai ser o seu playground. Mas Alfonso d’Este, Duque de Ferrara, rapidamente se mostra tão perigoso e misterioso quanto é moreno e bonito, e as paredes de pedra do castelo parecem fechar-se em volta de Lucrécia como os muros de uma prisão. Apenas a amante do duque, Francesca, parece capaz de domar sua fúria crescente, enquanto sua necessidade desesperada de produzir um herdeiro o faz cair numa obsessão delirante. Com a cabeça cheia de sonhos desfeitos, Lucrécia foge dele por um caminho perigoso que pode lhe custar muito caro.

Resenha: Lucrécia de Medici é uma jovem que, em breve, terá grandes responsabilidades. Com apenas 16 anos, ela está prometida ao quinto duque de Ferrara e está bastante ansiosa para o casamento e a vida que irá ter ao lado do marido. Três meses antes do casamento, o duque chega na Villa Cafaggiolo para um banquete e logo se vê atraído por Lucrécia, ainda que as opiniões dela sejam bem diferentes da dele de modo geral. O livro, então, dá um salto para a lua de mel do casal e nessa cena, percebemos um duque um tanto diferente do duque que esteve no banquete. E o que era para ser um sonho, acaba se tornando um terrível pesadelo. Nos dias que passa ao lado de Alfonso, Lucrécia se sente cada vez menos atraída pelo marido. E a situação tende a piorar visto que o duque não conseguiu consumar o casamento na sua lua de mel, fato esse que ele carrega como um vexame. Tudo isso piora quando o Santo Padre ameça reclamar o ducado de Ferrara, e isso faz piorar ainda mais a convivência entre o duque e da duquesa, já que ele não tem desejo algum de perder o ducado.

Logo após ler a sinopse de Sua Última Duquesa eu tive certeza de que seria um livro intrigante. Os personagens colaboraram ainda mais para que a história se materializasse completamente na minha mente. Eu acho isso fantástico, quando consigo imaginar tudo o que os personagens estão vendo ou sentindo. E qual foi a minha surpresa ao perceber que era um livro real, de uma história real e com personagens reais? Logo no final do livro, na nota da autora, temos um trecho onde ela cita o monólogo que a inspirou, Minha Última Duquesa, de Robert Browning.

O final da história original, como é citado pela autora, é o desaparecimento da duquesa dois anos após o casamento. Mas, como essa é uma obra de ficção, muitas informações foram alteradas e a um final surpreendente foi acrescentado. Eu recomendo que vocês confiram esse livro para saberem qual foi a versão de Gabrielle Kim para essa grande história e espero de todo o coração que vocês apreciem tanto quanto eu apreciei. Sua Última Duquesa é uma história que vou guardar para sempre comigo e espero que vocês também sintam isso ao terminar a leitura.

Encontrei em alguns sites várias informações sobre o duque de Ferrara e que, talvez, vocês tenham o interesse de conhecer. São informações muito interessantes e que, eu espero, vocês gostem de saber. Entre elas, temos sobre: O Ducado de Ferrara e Alfonso II d'Este. Infelizmente não encontrei um tópico falando apenas sobre Lucrécia de Medici, mas ela é citada no tópico de Alfonso. Novamente, gostaria de ressaltar que esse livro vale muito a pena a leitura, espero muito que vocês leiam e, quem estiver lendo, marque o Livro Apaixonado no Instagram.
Março/2015

4 comentários:

  1. Oie! Aparentemente ele é um romance de época certo? Well então com certeza vou procurar ele para ler!
    Bjs, se puder comentar nessa resenha, ajudaria muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2015/03/o-guerreiro-das-estrelas-o-comeco.html#comment-form

    ResponderExcluir
  2. Uiah...nota máxima! Deve ser um livro muito bom. Amei a capa. Adoro tramas que sejam sobre personagens reais ...você lê e pensa: "Putz, isso aconteceu realmente".
    Quero ler.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paloma! Sim, eu também gosto de livros assim, sempre penso dessa forma. Espero que você leia! Beijos.

      Excluir
  3. Adoro livros de épocas, quem sabe eu não leia?

    Te indiquei a responder a uma tag. Depois quero ver as suas respostas.

    Bjux ;)
    http://entrelinhasalways.blogspot.com.br/2015/04/tag-ilovemyblog.html#more

    ResponderExcluir