01/08/2015

Resenha: O sol é para todos

Título: O sol é para todos
Título Original: To Kill a Mockingbird
Autora: Harper Lee
Editora: José Olympio
Páginas: 350
Ano: 2015
Classificação: 5/5

Sinopse: Um livro emblemático sobre racismo e injustiça: a história de um advogado que defende um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca nos Estados Unidos dos anos 1930 e enfrenta represálias da comunidade racista. O livro é narrado pela sensível Scout, filha do advogado. Uma história atemporal sobre tolerância, perda da inocência e conceito de justiça. O sol é para todos, com seu texto “forte, melodramático, sutil, cômico” (The New Yorker) se tornou um clássico para todas as idades e gerações.


Resenha: Eu tenho passado por momentos difíceis no últimos meses e eles acabaram afetando a minha inspiração para postar coisas no blog, principalmente resenhas porque eu não conseguido ler muitas coisas; eu começo a ler e milhões de coisas ficam passando pela minha mente e acaba que eu não leio. Por que eu estou contando isso? Porque, possivelmente, postarei algumas resenhas no blog e irei deixá-lo de lado depois. É muito triste isso, mas eu não quero ficar pensando em outras coisas quando eu tenho uma prova super importante para fazer em setembro (torçam por mim). Mas, cá estou eu postando a resenha desse livro incrível que o Grupo Editorial Record mandou pra mim. Eu fiquei bastante impressionada porque meu tio já havia lido esse livro e ele gostou bastante, mas não o recomendou para mim. #chateada. Felizmente, eu quis conhecê-lo por conta própria após ler um trecho que a editora postou no Facebook. Esse livro vai contar a história de uma família cujo pai, o advogado Atticus é responsável pela defesa de um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca. Foi um livro que me surpreendeu muito. Meu tio já havia dito que ele era bom, mas eu não imaginava que seria tão bom. Ele é narrado pela filha do Atticus, a pequena Scout e ele vai contar como esse caso que o pai dela assumiu mexeu com ela, o irmão, Jess e o pequeno município de Maycomb.

Logo no início do livro, eu me deparei com a frase de Charles Lamb: Os advogados, suponho, um dia foram crianças. Talvez ela não tenha tanto significado para vocês, mas eu senti ali, lendo essa frase, que eu iria gostar do livro e que ele seria arrebatador. É uma história envolvente e intensa, eu consegui sentir tudo o que a família sentiu em relação as injustiças e ao preconceito racial. Esse livro recebeu o Prêmio Pulitzer e é considerado um dos romances norte-americanos mais importantes do século XX. Apenas com essas informações, eu espero que você já esteja em um algum site de compras ou em uma livraria para adquirir o seu exemplar. Mas não é só isso que temos nesse livro. Uma das pessoas que mais me chamou atenção foi o Arthur Radley, ou como é conhecido no município, Boo Radley. A curiosidade das crianças em saber os motivos dele não sair de casa acabou que me deixou curiosa também e eu ficava doida para que eles conseguissem se aproximar do homem. Uma das citações que eles fazem, mas já no final do livro é: Acho que estou começando a entender por que Boo Radley ficou trancado em casa todo esse tempo... é porque ele quer ficar lá dentro.

Eu espero de verdade que vocês já tenham comprado o livro de vocês e só estejam esperando eu terminar a resenha para poder ler porque, de verdade, vale muito a pena a leitura. É um livro que não tenho palavras para descrever, eu adorei e espero de coração que vocês também gostem de conhecê-lo. Ah, e o Grupo Editorial Record vai lançar o segundo livro! Então, não perca tempo e leia O Sol é para todos. ♥

4 comentários:

  1. Oi, tudo bem?! Conheci seu blog e gostei muito, já segui o blog e também curti a página no facebook. Sucesso!

    Quero muuito ler esse livro do Harper Lee, só vi resenhas positivas dele. Parece ser uma obra prima, que fala de racismo e ignorância.

    Amei a resenha :))

    Abraços do Dan :)
    •bookdan.blogspot.com
    •twitter.com/@leitura_dan
    •facebook.com/leituradan

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é muito comentado e muito elogiado até hoje depois de tanto tempo, faz algum tempo que li, acho que quando eu tinha uns 16 por ai, agora tenho 20! rsrrsrs
    E até hoje amo só de pensar como foi boa a leitura. Beijos ^.^

    ResponderExcluir
  3. Meu blog, caso queira visitar: http://closetdelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Mesmo esse título não tendo nada a ver com o original (nada mesmo), amei! Gostei da resenha, o título chama muito a atenção e estou muito curiosa com relação a ele. Gostaria de ter a oportunidade de lê-lo.

    ResponderExcluir