16/03/2017

Dicas para quem deseja aprender um outro idioma

Eu não sou lá a maior especialista em se tratando de inglês, mas já tenho anos de prática. O inglês é prática, não pense que você vai aprender tudo, você sempre vai precisar aprender mais e mais. Sim, você vai dar manota (essa palavra ainda existe?!) quando for para o exterior, mas isso não é o fim do mundo. Todo mundo já falou "nós foi" alguma vez na vida. O que pretendo com esse post é ajudar a galerinha que quer aprender a falar inglês. Vou dar algumas dicas de coisinhas que me ajudaram, mas saibam que eu fiz e faço curso de inglês, então vocês vão precisar treinar bastante, vão precisar ser curiosos e estudar muito.

Duolingo


O Duolingo é uma plataforma para você aprender idiomas. Eu, particularmente, não penso que ele ensina, ele é mais para você decorar. Por isso, além do Duolingo, é bom você procurar aprender o que tá decorando pra não ficar uma coisa superficial. Eu até que gosto porque como já estou em um nível alto no curso, tem coisinhas lá do início que eu me esqueço, aí ele me ajuda bastante a me lembrar. Você tem duas opções de aprendizado: através do site ou dos aplicativos, disponível para Android, iOS e Windows Phone. O aplicativo é muito fácil e vocês não vão ter dificuldade nenhuma de utilizá-lo.

Através de músicas

Vocês sabem, mas não custa lembrar que sou fã do Michael Jackson (♥) e o King Of Pop foi meu primeiro professor de inglês, logo quando passei a ouvir suas músicas. O Michael, em alguns momentos fala rápido demais ou um tanto embolado, mas as músicas dele sempre me ajudaram muito a descobrir as palavras quando eu ainda não sabia direito nem o que era hello. Muitos amigos meus também aprenderam inglês ouvindo música, inclusive meu professor. Ele ouvia mais Celtic Woman e me recomenda muito porque, além de ser uma música mais suave, você consegue entender as letras com facilidade. Mas tomem alguns cuidados com as músicas, muitos artistas abreviam palavras na hora de cantar ou escrever a letra. Tipo, because vira 'cause.

Através de filmes e seriados

Essa foi outra forma que milhares de pessoas usam para aprender uma segunda língua: assistindo filmes e seriados. Harry Potter deu muitas aulas de inglês para seus fãs, meus queridos, acreditem. Uma vez, no curso de inglês, minha professora passou Malévola para assistirmos. Em inglês! Vocês não podem imaginar o orgulho que senti de mim mesma ao perceber que estava conseguindo entender grande parte do filme. Se você tem um filme internacional favorito, que já assistiu mais de mil vezes, tenta assistir em inglês. Dizem que ajuda bastante. Seriado também ajuda muito. Tô me treinando para assistir sem legenda agora e espero conseguir entender tudo.

Essas foram as dicas, gente. Espero que tenham gostado e que ajude pelo menos um pouquinho vocês. Eu sei que tem muita gente que sonha em aprender uma outra língua e não é todo mundo que pode pagar um curso então bora aproveitar os meios que temos. ♥

29 comentários:

  1. Olá,

    Sou estudante da língua inglesa na Wizard e já dei uma dicas bem válidas no meu blog de como aprender um idioma na prática. Acho o Duolingo uma ferramenta bem cansativa e maçante para aprender um idioma, mas acho muito válido o acesso à músicas, filmes e seriados. Adorei sua matéria! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Particularmente, também não curto muito o Duolingo e ainda não encontrei uma pessoa que falasse assim: Aprendi inglês no Duolingo! Mas dá pra ter uma noção, pouquíssima, mas dá. Também acho que séries e filmes ajudam mais. Obrigada pelo carinho ♥ Beijos!

      Excluir
  2. Oi, Júlia!
    Tenho muta vontade de aprender inglês e comprar meus livros nesse idioma. rsrs... Não gostava muito de assistir aos filmes me inglês, mas acabei me acostumando. Tem até palavras que ficam na minha cabeça e eu já sei o que significa sem ler a legenda. Melhor sensação!
    Por música tem é muito bom! Mas eu me enrola na palavras. rsrs...
    Obrigada pelas dicas!
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cris! Não é nada fácil aprender ouvindo música ou assistindo filmes e séries. É bem mais cômodo colocar a legenda e ser feliz, mas pra quem quer ter uma noção, ajuda um pouquinho. Beijos!

      Excluir
  3. Olá, achei muito bom o seu post. Meu nível de inglês é bem baixo, acredito eu. Até baixei o duolingo no celular, mas acabava não usando e desinstalei, mas estava vendo alguns programas internacionais com áudio original e foi bom para aprender palavras novas em inglês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Duolingo, por ser muito repetitivo, acaba enjoando. Já perdi a conta de quantas vezes já desinstalei, aí parei de mexer. É sempre assim. Mas continue estudando! ;)

      Excluir
  4. Olá,

    Já utilizei esse aplicativo algumas vezes, mas como você disse "ele fica repetitivo as vezes" e ainda é meio decoreba.

    Instalei ele para melhorar um pouco meu inglês, que não é tão ruim, mas é bom praticar. Acho que para prática esse é o melhor aplicativo, além de ensinar algumas palavras novas. Porém, acredito que é sempre bom utilizar de outros meios, como você mesma disse, juntamente com o aplicativo para um aprendizado mais completo.

    - Nicoli Alexandre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nicoli! Concordo com você. Para praticar, o Duolingo é muito bom. Mas pra quem tá aprendendo, vai virar decoreba e não vai conseguir compreender nada. Bjão <3

      Excluir
  5. Eu já dei dicas de aprendizado de inglês no meu blog,mas não falava sobre o duolingo porque eu não conhecia,mas sempre é válido conhecer mais sobre o assunto pq é aprendizado constante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nay! Eu tava doida querendo comentar sobre isso porque muita gente quer aprender, mas não tem como investir. Obrigada pelo comentário! <3

      Excluir
  6. Ótimas dicas! Eu nunca entrei em um curso de inglês, mas sou bastante curioso no assunto. Posso dizer que mesmo sem ter estudando, já usei o duolingo e sempre presto bastante atenção nas músicas e filmes, e já consigo entender muita coisa. Letra de música pode até imprimir. Para quem não sabe nada tem também o site http://www.cantaringles.com que ajuda na pronúncia, mostrando como se fala. Parabéns pelo post.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei! Eu não conhecia o site, mas vou dar uma olhadinha agora mesmo. Treina bastante que dá pra estudar sozinho sim, basta se dedicar. Bjs

      Excluir
  7. Oiii
    Sou quase-fluente em inglês (acho que nunca vou me achar fluente se não for passar um tempo fora do Brasil) mas utilizo as mesmas técnicas mencionadas para estudar Italiano. Ao contrário dos outros comentários eu adoro o Duolingo! Pois só assim me obrigo a estudar ao menos um pouquinho por dia. E o fato de ele ser repetitivo é ótimo quando sabemos pouco da língua, pois só assim conseguimos gravar. =)

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carolina! Realmente, meu professor de inglês fala que só nos tornamos fluentes quando passamos um tempo no exterior. O Duolingo serve muito pra isso, treinar aqueles que já tem noção da língua. Acho válido usá-lo dessa forma também. Obrigada pelo comentário! Beijos

      Excluir
  8. Olá, tudo bem?
    Adorei as duas dicas! Concordo com você que inglês é prática.
    O ideal é passar um tempo no exterior, mas como nem todo mundo pode, tem que aumentar o contato com o idioma o máximo que puder. Nesse sentido, acho que músicas/filmes/séries são a melhor opção para praticar. Friends e Harry Potter me ajudaram muito nisso.
    Outra coisa que eu recomendo é começar a ler livros em inglês. Para quem está começando pegar uns livros com vocabulário mais simples e, à medida que for evoluindo, ler uns mais complicados.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria Luíza! Ler livros em inglês é super bom também, esqueci de falar sobre isso. Vários booktuber usam esse método e o inglês melhorou muito. Beijos!

      Excluir
  9. Oie...
    Adorei as dicas!
    Pretendo entrar em um curso de inglês futuramente e com certeza vou dar uma atenção á mais ao seu post! Já vi muita gente dizendo também que quando se está aprendendo inglês é bom ler livros no idioma...
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oie! Tudo bem?

    Eu fiz três anos de curso de inglês e três anos de curso de espanhol, hoje domino bem os dois graças a Deus, em algumas coisas sou boa, em outras o meio termo, mas assisto somente filmes legendados que acaba que em certeza parte eu acompanho mais em inglês do que a legenda, e escuto muita música nas duas línguas que sei, e a cada dia o aprendizado é maior! <3
    BJss

    ResponderExcluir
  11. Adorei as dicas!!
    Embora eu queira muito aprender a falar inglês eu não assisto filmes legendados, por quê? Porque não consigo prestar atenção na história, ou eu foco minha atenção na legenda ou nas imagens que estão acontecendo. O irônico é que consigo ler dois livros ao mesmo tempo e não misturo histórias.
    Sobre o espanhol, aprimorei essa língua ouvindo muitas bandas e principalmente músicas lentas que são mais fáceis de cantar, mas espero melhorar ainda mais!

    Obrigada pelas dicas!

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  12. OI!!


    Muito legal sua dica,eu particularmente uso alguns programas e aplicativo (inclusive o duolingo), além disso também acompanho canais do youtube e grupos do facebook. Obrigada, e que essas sugestões ajudem várias pessoas. Beijso!

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Gostei muito das suas dicas! Eu já usei o Duolingo e é algo bem bacana, também sempre tento aprender com música e já tentei com seriado. Enfim, são as formas mais dinâmicas e divertidas, né?

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  14. Olá! Eu sou estudante da língua inglesa há mais de dois anos e ainda sinto MUITA dificuldade, porém venho buscando ler mais artigos, prestar mais atenção em letras de músicas e também em séries/filmes. Enfim, achei todas as suas dicas muito válidas! Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Oi Julia, como está?
    Primeiramente, achei o blog ótimo!
    Segundo, não tinha ainda ouvido falar desse aplicativo e achei bem interessante, mas com certeza as tuas dicas foram excelentes! Lembro de como vibrei quando assisti "The Senator Likes Women" com legenda em inglês (o filme é italiano) e consegui entender tudo. Nossa, foi uma sensação boa daquelas que não consegui descrever na época!
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Minhas técnicas de aprender outros idiomas são mais ou menos essas que você apontou! Mas em grande parte, através de músicas. Assim que comecei a ter inglês na escola, gostei muito. Nos especiais de natal da xuxa também, aquela música da Débora Blando que ela canta em inglês, eu a cantei aos 6 anos em inglês \o/ Tenho facilidade em aprender idiomas, depois que vi que a música me facilitava, comecei a estudá-la... Passei para filmes e séries, depois passei para coisas orientais, coisas em francês... Pego muito fácil a pronuncia desse modo. Ainda quero aprender mais \o

    Ótimas indicações!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  17. Oiii!!!
    Gostei muito das suas dicas. Atualmente faço um curso de inglês EAD muito bom. Já estudei por 3 anos, mas para mim não foi o suficiente. Vejo séries, leio livros quando possível e uso também uma plataforma para aprender inglês com músicas. O mais importante é se dedicar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Sempre gostei bastante de inglês, e até fiz curso por um tempo...
    Mas parei. E ultimamente fiquei só com as músicas, seriados e filmes.
    Não conhecia essa ferramenta, mas irei dar uma olhada depois.
    Ótimo post.

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Uma das minhas metas para esse ano é aprender a falar inglês, estou bem no inicinho haha
    Tenho baixado o Duolingo, acho ele super legal. Série só assisto legendado e isso tem me ajudado bastante, aprendo várias palavras. Já as músicas, não são o meu forte, eu viajo completamente, não consigo me concentrar e não dá kk
    Como você falou, inglês é prática e eu espero mesmo melhorar ainda mais esse ano.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Oie...
    Ah menina eu li esse livro, foi o primeiro livro que eu li da autora e confesso que eu não me senti muito confiante não e nem curti muito a história... Sabe aquele livro que parecia que tinha tudo para ser incrível, mas parece que a autora não soube lidar com a história, não sei...

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Olá,

    Não tenho foco para aprender outras línguas. Sou apaixonada por inglês, já se fiz vários curiosos, porém não consegui concluí-los, sempre desistia no meio. Minha maior dificuldade é a pronúncia, pois é muito fácil para mim criar frases e entender + ou - quando alguém fala ou escreve em inglês. Suas dicas dia muito úteis.

    ResponderExcluir