10/02/2018

Resenha: A Lógica Inexplicável da Minha Vida

Resenha: A Lógica Inexplicável da Minha Vida foi a surpresa mais decepcionante desse ano. Conheci o livro ano passado, ele foi a surpresa da caixinha do Turista Literário do mês de junho. E durante muito tempo eu fiquei chateada comigo mesma, por não ter começado a assinatura antes justamente para ler esse livro. A grande verdade é que passei, de junho até novembro do ano passado, desejando ler esse livro. A oportunidade da compra aconteceu durante a Black Friday, onde eu aproveitei o preço super camarada da Amazon.

Coloquei-o como meta de 2018 e, ao final de janeiro, iniciei a leitura. A história fluiu como nunca, eu não sentia dificuldade nenhuma em ler 50 ou 100 páginas diárias. Mas, por mais que exista esses pontos positivos, a história não possui detalhes, o que acaba tornando tudo muito seco. Falta aprofundamento.

O livro nos conta a história de Salvador, que levava uma vida tranquila com o pai adotivo, que é gay. Frisei a sexualidade do pai porque é um dos assuntos comentados no livro, não de uma forma negativa, que fique bem claro, porque Salvador possui uma grande admiração pelo pai e um grande amor também. Enfim, a vida dele era tranquila, sem grandes acontecimentos, mas tudo muda quando ele enfim chega ao último ano do Ensino Médio.

Descrito como um personagem muito calmo e ponderado, ele começa a se questionar quem é de verdade quando passa a se envolver em brigas dentro e fora da escola. Não são brigas recorrentes e sem razão, mas, por não ter esse costume, ele começa a se perguntar de onde veio toda essa impulsividade para brigas. Tendo de lidar com o fato que a avó está morrendo, a mãe da sua melhor amiga, Sam, é uma pessoa difícil e seu amigo, Fito, parece viver com o mundo sobre as costas, Salvador acaba fazendo coisas que não são do seu feitio, mas que são uma maneira de lidar com tudo isso. Não a maneira correta, diga-se de passagem.

A Lógica Inexplicável da Minha Vida é uma história de perdas, preconceitos e amadurecimento. Meu único problema com a leitura foi essa falta de aprofundamento, algumas vezes até falta de contexto. Os personagens são muito rasos, mas até que levei bem isso. Uma coisa que me perturbou neles, no entanto, foi o diálogo vazio e sem conteúdo. No geral, como puderam reparar, foi basicamente essa falta de aprofundamento que atrapalhou tudo.

Título: A Lógica Inexplicável da Minha Vida
Título Original: The Inexplicable Logic of my Life
Autor: Benjamin Ailre Sáenz
Editora: Seguinte
Páginas: 440
Ano: 2017
Classificação: 4/5
Sinopse: Salvador levava uma vida tranquila e descomplicada ao lado de seu pai adotivo gay e de Sam, sua melhor amiga. Porém, o último ano do ensino médio vem acompanhado de mudanças sobre as quais o garoto não tem nenhum controle, como ímpetos de raiva que ele não costumava sentir. Além disso, Salvador tem que lidar com a iminente morte da avó, com uma tragédia repentina que acontece na vida de Sam e com o fato de seu pai estar se reaproximando de um ex-namorado. Em meio a esse turbilhão de sentimentos, que vão do luto ao amor e da amizade à solidão, Sal passa a questionar sua própria origem e identidade, e tenta encontrar alguma lógica para a sua vida uma tarefa que parece quase impossível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário