28/02/2013

O que eu quero ser!

Oi pessoal, tudo bem?
Eu estava visitando o blog Depois dos Quinze e achei um post bem interessante sobre um momento bastante importante nas nossas vidas. O terceiro ano do Ensino Médio. Como eu estou passando por esse momento agora, eu achei que seria bem legal fazer com que vocês participem dessa fase da minha vida. Por isso, eu resolvi criar uma nova coluna, ela vai se chamar O que eu quero ser!, e nela eu vou falar tudo sobre como está sendo o meu terceiro ano, falarei sobre vestibular, ENEM e diversos outros assuntos sobre estudo. Então, quem também está no terceiro ano, não pode perder ;)

Me disseram uma vez que no terceiro ano colhemos os frutos que plantamos durante todos os nossos anos de estudo, se você plantou coisas boas, irá colher bons frutos. Mas se você, durante todos os anos que teve para estudar apenas brincou, é, meu amigo, você não irá colher bons frutos.



Uma das primeiras coisas que eu aconselho que você faça é estudar para começar o ano. É isso aí, estudar para começar o ano é bastante importante. Não que você vá estudar a mesma coisa que você estudou em 2012, em 2013, mas é sempre bom relembrar tudo que já viu no ano passado. Aqui, na minha escola, todo começo de ano o governo pede que os professores apliquem uma Prova Diagnóstica, está prova serve para mostrar tudo o que você sabe, ou se lembra do ano anterior. Uma dica para esta prova: NÃO COLEM! Nenhuma prova é para ser colada, mas essa é de suma importância, pois se você cola numa prova que vai diagnosticar o que você sabe e o que não sabe, se você colar, vai precisar sempre de um ombro de apoio em tudo o que fizer.

Outra dica que é bastante importante, além de estudar para começar o ano e não colar numa prova diagnóstica, é estudar desde o começo. Eu sou um exemplo vivo de uma pessoa que estudou bastante no ano anterior e no final do ano, fui aprovada sem recuperação. Então, a dica é: estudem! Não precisa largar os amigos, as festas para isso, mas agende um horário para isso. É importante e você vai entender o motivo disso quando estiver mais velho e a matéria que você estudou for cobrada numa prova. Uma dica: não estude uma matéria seguida de outra. Por exemplo, assim que você terminar de estudar Matemática, não pegue um caderno de Física e comece a estudar. Dê um intervalo de mais ou menos 5 minutos e pegue no caderno. O seu cérebro agradece! ;)

Calendário de Estudo
Calendário de estudo é uma ótima opção para quem gosta de organização. Eu, inclusive, já tive um, mas quase não o seguia. Então, por favor, não se baseie em mim, faça um calendário que você realmente acha que vai seguir.

Descanse bem!
Uns amigos meus adoram dormir tarde. Não façam isso! Principalmente aqueles que têm de acordar cedo no outro dia. É loucura, é pedir para ficar dormindo durante a aula de Matemática, Física ou Química. É um favor que vocês vão fazer para o corpo de vocês, pois quando você dorme tarde, você quase sempre fica caindo de sono, o corpo fica péssimo. Então, não façam isso de maneira alguma.

Dever de Casa
Eu nunca gostei do meu dever de casa, mas até o momento, tenho amado o meu. Principalmente, porque eu tenho prestado bastante atenção às aulas e quando vou fazer, sei tudo que a professora passou. A dica é a seguinte: não deixem o dever de casa para depois. Façam, porque se vocês tiverem dúvidas, é só levar no dia seguinte para o professor que ele lhe ajudará.

Bem, pessoal, o post de hoje termina por aqui.
Mas nós vamos nos ver na semana que vem. Até mais ;)
Um beijo,

15 comentários:

  1. Ahhhhh
    Que matéria legal!!!!
    Eu lembro bem do final do meu período escolar, e de ter escolhido o curso que queria na sorte. Sério! Fechei os olhos e esperei para ver onde minhas mãos iriam parar. Acabei fazendo letras e largando antes de terminar o curso. Hoje faço Biblioteconomia, e não sei exatamente se é isso o que quero, mas decidi que preciso terminar alguma coisa. Qualquer uma.

    Adorei a postagem!!!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, isso é muito importante mesmo. A escolha do que ser. Eu sempre adorei aviões e por isso escolhi aeromoça e depois piloto. Agora, eu não mudo por nada. Eu pretendo fazer um curso de Ciências Aeronáuticas e virar uma grande piloto ;)

      Um beijo, sua fofa. Obrigada por comentar! <3

      Excluir
  2. Oii!!
    Ótimo post, acho que um calendário de estudo realmente é importante pra quem quer organizar melhor ^^
    Parabéns pela postagem!!!
    Beijos

    Elidiane - Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elidiane, o calendário de estudo é ótimo, sim. Vou ver se ainda esse ano, quando terminar meu curso no SENAI, eu faço um para mim. Muito obrigada por comentar, fofa.

      Beijos!

      Excluir
  3. Olá Flor! Gostei muito da sua postagem e das dicas. Tipo...Terceiro ano é um momento decisivo na vida de qualquer um. Adorei e desejo boa sorte.

    Beijinhos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paloma, o terceiro ano é muito importante, por isso eu acho uma boa ideia falar sobre ele em um blog. Muito obrigada por comentar ;)

      Beijos!

      Excluir
  4. Juh! Amei a ideia da coluna, parabéns pelo incentivo.
    Estudar, é sem dúvidas super importante. Não só na escola, mas o estudo é algo que a gente leva pra toda vida.
    Acabei meu ensino médio ano passado, e agora na faculdade, a gente vê o quanto é importante se dedicar a leitura, a escrita, a busca do conhecimento mesmo.
    Parabéns linda! Você tem tudo pra alcançar o sucesso!
    Um beijo ;*

    Juliana . Oliveira
    http://trocandoconceitos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  5. Oi Juliana, muito obrigada pelo carinho, fofa. Eu pretendo fazer faculdade de Ciências Aeronáuticas no ano que vem e se Deus quiser, irei conseguir (yn'

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Juuh, que post maravilhoso. O terceiro ano é muito importante e nós duas estamos vivendo esse momento. Te desejo muita sorte na sua vida, sua linda <3

    Um beijo,
    EmmySwan

    ResponderExcluir
  7. Amei esse post, eu também tô no terceiro e vou precisar de muito foco pra passar no que eu quero.Os meus professores falam sempre pra gente que a matéria dada no dia, tem q ser estudada no msm dia, só pra fixar msm. Fiz um plano de estudar toda tarde das 2 hrs às 6 hrs e tem dado bem certo.Outra boa dica é fazer os exercícios do livro antes e tirar as dúvidas com o prof na aula seguinte.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  8. Adorei as dicas! Tem várias em comum com as que eu tenho para mim mesma :) Concordo com você em quase tudo, mas não consigo deixar de dormir a tarde ;/ Estudo de manhã e chego em casa morta, então aproveito a tarde para relaxar e colocar as coisas em dia. Calendários também não funcionam para mim! haha
    Beijo, Larissa
    Another Words
    http://anothersimplewords.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ah..Jujuba... é tão difícil a vida de terceiro ano, está muito corrido, não tenho tempo para nada!
    A cada vez que penso que ano que vem não estarei mais no meu colégio, que estarei na faculdade eu fico com um friozinho na barriga, não estou preparada para virar adulta, me acho criança ainda, as vezes quero voltar para o passado, na época em que eu tinha uns 10 anos, haha.

    Beijokas :*
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mylla, eu também sinto isso, fofa. Às vezes, eu fico olhando as paredes, o chão da minha escola para guardar alguma coisa comigo. É triste saber que o ano que vem, minha vida vai mudar completamente, mas eu estou dando boas vindas para "o novo". Quero conhecer novas pessoas, ir à novos lugares.

      Beijos!

      Excluir
  10. Vida de Terceiro colegial é fogo, acontecem tantas coisas e você percebe as mudanças por que simplesmente mesmo que sem querer, você vai relembrar de tudo mesmo o que aconteceu com vocês nos outros anos, nao que seja em forma de nostalgia, mas é automatico. E vai te fazer melhorar, ano passado no terceiro por incrível que pareça estava bem calma, até chegar na época do ENEM e eu ter que fazer, mas fiz numa boa. Terceiro colegial tem lá suas vantagens, sabia? Mais uma vez, que saudades do colégio. *-*

    ResponderExcluir