03/03/2018

Resenha: Auto da Compadecida

Título: Auto da Compadecida
Autor: Ariano Suassuna
Editora: Agir
Páginas: 186
Ano: 2005
Classificação: 5/5
Sinopse: O "Auto da Compadecida" consegue o equilíbrio perfeito entre a tradição popular e a elaboração literária ao recriar para o teatro episódios registrados na tradição popular do cordel. É uma peça teatral em forma de Auto em 3 atos, escrita em 1955 pelo autor paraibano Ariano Suassuna. Sendo um drama do Nordeste brasileiro, mescla elementos como a tradição da literatura de cordel, a comédia, traços do barroco católico brasileiro e, ainda, cultura popular e tradições religiosas. Apresenta na escrita traços de linguagem oral [demonstrando, na fala do personagem, sua classe social] e apresenta também regionalismos relativos ao Nordeste. Esta peça projetou Suassuna em todo o país e foi considerada, em 1962, por Sábato Magaldi "o texto mais popular do moderno teatro brasileiro".

Esta resenha contém spoiler.


Poucos filmes nacionais me agradaram tanto quanto O Auto da Compadecida. Ele é daqueles filmes que posso assistir milhares de vezes e nunca será o suficiente.

O interesse por essa leitura surgiu, acho, no ano passado. Mas a leitura mesmo aconteceu de surpresa e eu gostaria de dividir isso com vocês. Aqui na minha cidade, Matozinhos, nós possuímos uma biblioteca. Biblioteca, esta, que eu ignorava, passava milhares de vezes na porta e não entrava. Em minha defesa, gostaria de dizer que sim, já havia entrado, mas isso foi a muito tempo atrás.
Pois bem, na semana passada resolvi entrar e tamanha foi a minha surpresa ao encontrar este livro. Parecia obra do destino já que eu estava me propondo a ler mais livros clássicos nacionais. E por que não começar por Ariano Suassuna, com esta obra riquíssima que é Auto da Compadecida? Não pensei duas vezes ao resolver trazê-lo para casa.


O livro, contado em formato de peça teatral, conta a história dos moradores de Taperoá. João Grilo e Chicó trabalham na padaria do casal Eurico e Dora. Um detalhe interessante é que não nos é revelado os nomes dos dois, então no livro fica somente Padeiro e Mulher. No primeiro ato do livro, João Grilo e Chicó estão indo em busca do Padre João para abençoar o cachorro da patroa. Detalhe: no filme, é cachorra e no livro, cachorro.

Para tentar convencer o Padre, João Grilo mente dizendo que o cachorro que precisa da benção é, na verdade, de Antônio Morais, um fazendeiro muito rico e importante na cidade. Porém, João acaba se metendo em uma embrulhada quando o fazendeiro que, até então não saía de casa, resolve aparecer na cidade.

A confusão fica armada entre o fazendeiro e o Padre quando este, sem perceber, acaba chamando a esposa do fazendeiro de cachorra. João, então, pede novamente a benção para o cachorro, desta vez sendo sincero ao dizer o nome de seus patrões. Com a recusa do Padre e a demora para a benção, o cachorro acaba morrendo e a Mulher decide que o Padre irá enterrar o cachorro e será em latim.

Imagino eu que vocês, ao lerem essa parte da resenha, já tenham dado uma risada. Saibam que eu dei, ao escrevê-la. E olha que esse é só o começo da história. Em outro ato temos o gato que descome dinheiro. Gato, este, que foi vendido de João Grilo para a Mulher. Como, até então, não existe gato dessa qualidade, a Mulher acaba descobrindo que caiu num golpe e briga com João para ter o dinheiro de volta. Durante este momento, também, temos a aparição dos cangaceiros que acabam matando a todos, com exceção de Chicó. No entanto, antes de morrer, João Grilo, acaba fazendo com que o chefe dos cangaceiros e seu ajudante também morram.


No final fantástico do livro e do filme, temos o encontro de todos com o Jesus Cristo e o Encourado para seus julgamentos e intercedendo por todos eles, está Nossa Senhora.
Lá vem a compadecida! Mulher em tudo se mete. 
Quando eu iniciei a leitura estava com medo de que não fosse gostar ou, pior, não entender. Eu tenho esse receio com clássicos, de não entendê-los. Mas, para minha maravilhosa surpresa, eu adorei esse livro. Foi impossível não me lembrar das cenas do filme e, é claro, rir por isso. Livro ótimo; super recomendado para quem gosta do filme e quer conhecer livros clássicos!

27 comentários:

  1. Oi Júlia! Já li o livro há muitos anos, como assisti também ao filme e realmente, são engraçados! Pra quem não está acostumado ou nunca leu nada em forma de peça, vai ser um pouco estranho no começo, mas depois a leitura engata. No meu ponto de vista, conseguiram pegar uma peça maravilhosa e deixarem ainda melhor no filme, que é um dos meus favoritos! As pequenas lições e verdades que são cuidadosamente inseridas, as piadas e situações engraçadas.. Tudo digno de Suassuna!
    Bjoxx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Você tem toda razão, eles pegaram uma peça incrível e transformaram um filme ainda mais incrível. Como eu não sabia que era em formato de peça, fiquei um pouco desnorteada no início, mas depois que me localizei, deu tudo certo. Beijão!

      Excluir
  2. Também estou me propondo a ler os clássicos nacionais que antes tinha preguiça de ler. rs
    Vou começar esse projeto assim que terminar a faculdade. Vou ver se inicio por Suassuna também. Admiro o autor, mas nunca li nada dele.
    Gosto muito do filme, mas nunca li o livro também.
    Acho muito divertido e reflexivo.
    Adorei o fato de você falar aqui sobre a literatura clássica nacional.
    Sucesso! Beijinhos!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Obrigada pelo comentário! E sim, comece com Suassuna. Super recomendado este livro! Beijos.

      Excluir
  3. Oi!
    Impossível não dar altas risadas né! Sim, li sua resenha sorrindo! rsrsrs
    Já assisti o filmes muitas vezes e pretendo assisti outras vezes. Gosto de clássicos, mas assim como você tem um pouco de receio de não entende-los. E sou meia boba sabe, quando assisto o filme primeiro, fico sem querer ler o livro depois. Mais sua resenha meio que me deixou curiosa. Acho que pelas poucas mudanças que um tem do outro. Preciso parar com isso né! Adorei tudo por aqui.
    Bjos

    www.momentosdeleitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pollyana! Adorei teu comentário! Nós precisamos acabar com esse receio de clássicos porque, muita das vezes, eles são sem razão alguma. Espero de verdade que conheça este livro. Por você conhecer o filme, vai ser como eu. Você vai lembrar das cenas do filme e vai morrer de tanto rir, vai ser uma leitura agradável. Enfim, recomendadíssimo. Beijos!

      Excluir
  4. Olá, tudo bom?

    Eu amei esse filme quando o assisti pela primeira vez. Era engraçado, com críticas sociais, mas também possui um enredo sólido. Eu fui descobrir que era livro muito tempo depois e me surgiu a vontade de ler depois de descobrir a morte do autor, porém não tive a oportunidade de me aventurar nessa leitura.
    Eu fui lendo a sua resenha e imaginando as cenas, já que elas são bem parecidas ao filme mesmo. Eu também tenho receio de ler clássicos e, acredito, que seria uma boa oportunidade de fazer isso, ainda mais lendo os que foram feitos aqui no nosso país. Eu vou ver se o encontro lá na bilbioteca aqui da minha cidade também e verei se é algo que vou gostar, assim como eu faço com o longa <3

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem e você?
      Fico imensamente feliz que tenha gostado do post. Apesar de ainda ter receio em relação aos livros clássicos nacionais, eu acho super importante a sua leitura. Enfim, espero que você consiga encontrar Auto da Compadecida na biblioteca de sua cidade e que aprecie a leitura assim como eu apreciei. Um abraço!

      Excluir
  5. Oi!
    Ás vezes a gente fica com medo de ler um clássico (principalmente aqueles adaptados que amamos o filme) e não gostar mas acaba se surpreendendo né?
    Pelo jeito a leitura é tão bacana quando o filme, até porque agora você já tem os atores na sua mente como os protagonistas dessa história e como eles são bem caricatos acho que é a combinação perfeita mesmo.
    Espero um dia fazer essa leitura também

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sabrina! Sim, a leitura foi incrível! Eu adorei do início ao fim e foi ótimo também por isso, por ter os atores na mente. As cenas ficavam ainda mais marcantes na hora da leitura. Espero que você faça essa leitura. Um beijo!

      Excluir
  6. Olá, tudo bom?
    Seu medo com os clássicos é super normal e cá entre nós? Não precisa ficar preocupada! Caso encontre algo que lhe pareça muito estranho é só dar uma pesquisada e seguir em frente ^^
    Quanto a resenha, eu simplesmente amei! Sou louca para ler algo do Ariano e simplesmente amo esse filme! Saber o quanto gostou e o como o mesmo é engraçado como o filme me deixou super curiosa para conferir! ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Eu AMO a história. Tive a fita VHS do filme, assisti quase todas as vezes que passou na televisão. Mas eu nunca tive a oportunidade de ler, apesar de ter trabalhado diversas vezes com textos do Ariano. Acho que não teremos mais outras histórias tão boas. Adorei seu post! Beijos

    ResponderExcluir
  8. Quem não ama esse filme? Ele sem duvidas alguma é uma das maiores obras do cinema brasileiro, os autores selecionados, as entidades... Tudo é de um cuidado tao surreal que deixa qualquer pessoa abismada. Que bom que voce compartilhou sua leitura, me deixou super animada para ler. E ah, frequente mais a biblioteca por aí!

    ResponderExcluir
  9. Adorei! Eu normalmente não vou para bibliotecas pois gosto de comprar meus bebês e ter na estante, haha. Adoroo esse filme mas não sei se conseguiria pelo mesmo receio que você, não entender. O formato teatro é aquele que separa tudo por cenario, como se fosse roteiro? Se for, aí eu não consigo kk

    ResponderExcluir
  10. Oiii tudo bem???

    Já li esse livro a alguns anos, e também já vi a serie, filme ou como eles desejam passar diversas vezes, não me canso, amooooo!!
    Fora que Ariano Suassuna é uma das personalidades que mais amo na vida, além de ter chorado muito sua morte.
    Adorei a resenha,
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu sou muito fã dos atores que trabalham nesse filme. Acho que suas entregas a esses papeis fizeram toda a diferença pra que se tornasse um filme que até hoje atrai mais admiradores. Além de conhecermos mais da cultura local desse povo ainda temos boas críticas e muito humor.
    Deu até vontade de reprisar.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?

    Eu nunca li o livro, mas já assisti a esse filme muitas vezes, não tem como cansar de assistir esse clássico, eu adoro. Espero poder ler o livro algum dia! Adorei a sua resenha, parabéns!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Olá Julia,
    Eu não assisti esse filme ainda, mas já li o livro e confesso que não gostei nada dele, mas acho que li errado rs. Eu confesso que dei umas boas risadas com a sua resenha, principalmente, com a parte do gato que descome. Eu só não consegui curtir muito você ter contado o final, mas, vou demorar um tempo para ler de novo e assistir, então, devo esquecer já rs.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  14. Oie!

    Eu amo demais esse filme, são poucos os brasileiros que gosto, mas esse tem um lugar especial no meu coração e vendo que você amou a obra irei com certeza procura-la para realizar a leitura também, sempre tive curiosidade de saber como é a obra, mas como você tenho medo de não gostar, espero que quando eu ler ame tanto quanto você!

    Bjss

    ResponderExcluir
  15. Oi Julia, tudo bem?
    Menina eu li esse livro lá na época da escola e te contar que ele é um dos meus clássicos mundiais favoritos! Amo o livro e amo o filme também... Que gostoso ddepois de tanto tempo me deparar com uma resenha desse livro por ai! Amei!

    beijos,
    Mayara

    ResponderExcluir
  16. Oi, Julia

    Que bom que você curtiu apesar do seu receio inicial. Eu adoro o filme, acho super divertido e cheio de licções, mas não seria uma leitura que eu faria.
    Não curto livros narrados em formato de peça, inclusive, um dos dois únicos livros que abandonei na minha vida foi Romeu e Julieta, que é narrado exatamente assim.
    Vou seguir apenas com a histórias da adaptação! ;)

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  17. Li o livro na época do ensino médio, antes do filme e foi uma leitura excelente porque minha professora de literatura era fantástica. Mas claro, ver este enredo no cinema e ele alcançar muitas pessoas que nunca leriam o livro, agregou demais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi Júlia!!!
    Para mim esse filme é um dos clássicos do nosso cinema!! Toda vez que passa na televisão eu paro para assistir e rindo novamente das piadas e da interpretação dos atores!! Confesso ainda que não li o livro, mas pela sua resenha me leva a crer que vai ser o livro que eu vou ficar rindo sozinha!! Dica mais que anotada e pretendo ler o quanto antes.
    www.garotasdevorandolivros.com

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem?
    Eu amo esse filme, é um dos meus nacionais preferidos. Porém, admito que nunca tive curiosidade de ler o livro. Eu sei que o livro é sempre superior ao filme, com mais detalhes, mas ainda não me bateu a curiosidade para ler.
    Pela sua resenha, dá para ver o quanto você gostou da leitura e que o livro é tão divertido quanto o filme. Adorei sua resenha e fico feliz que o livro tenha superado suas expectativas. Apesar de não ter ficado curiosa para ler, acho que pode ser uma coisa de momento mesmo e, talvez, mais para frente eu mude de ideia.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Ahh Julia, eu amo de paixão o filme deste livro. Foi através dele que comecei a olhar o cinema nacional com outros olhos. Nunca li o livro e faz muito tempo que li algo em formato teatral, assim como faz séculos que não vou a uma biblioteca, mas adorei a relembrar o enredo com sua resenha e vou ver se acho o livro em alguma sebo, quero ler.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Oi.

    Eu não sei quantas vezes já vi esse filme, mas eu nunca me canso de ver. Eu adoro e sempre me divirto muito com ele. Ainda não tive a chance de ler o livro, mas tenho muita vontade, e com medo também de acabar não sendo parecido com o livro. Espero poder ler em breve e matar minha curiosidade.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Oiee Julia ^^
    Eu já tinha ouvido muito a respeito do filme, e acho que um pouco sobre o livro também, mas, apesar de sentir curiosidade de conhecer mais sobre a história, nunca tive vontade de vê-la ou lê-la. Assim que li sua resenha, porém, fiquei um pouquinho animada para ler o livro (e depois ver o filme), principalmente porque ando querendo ler mais clássicos.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir