15/02/2014

Resenha: Feios

Título: Feios
Título Original: Uglies
Autor: Scott Westerfeld
Editora: Galera Record
Páginas: 415
Ano: 2012
Classificação: 4/5

Sinopse: Tally está prestes a completar 16 anos, e ela mal pode esperar. Não por sua carteira de motorista – mas para se tornar bonita. No mundo de Tally, seu aniversário de 16 anos traz uma operação que torna você de uma horripilante pessoa feia para uma maravilhosa pessoa linda e te leva para um paraíso de alta tecnologia onde seu único trabalho é se divertir muito. Em apenas algumas semanas Tally estará lá. Mas a nova amiga de Tally, Shay, não tem certeza se ela quer ser bonita. Ela prefere arriscar sua vida do lado de fora. Quando ela foge, Tally aprende sobre um lado totalmente novo do mundo dos bonitos – que não é tão bonito assim. As autoridades oferecem a Tally sua pior escolha: encontrar sua amiga e a entregar, ou nunca se transformar em uma pessoa bonita. A escolha de Tally faz sua vida mudar pra sempre.
Essa resenha participa do Desafio de Férias que o blog está participando.

Resenha: Feios foi o primeiro livro do Scott Westerfeld que eu li e é uma história fantástica! Scott é famoso por trazer questionamentos sobre a sociedade em seus livros e nesse livro não foi diferente. A história é ambientada em um mundo completamente novo, onde não se destruía a natureza e vivia-se em cidades autossustentáveis. Além disso, os jovens, ao completarem 12 anos são enviados para Vila Feia e viviam lá até completaram 16 anos, quando o governo os presenteava com uma cirurgia que os tornaria perfeitos. A partir daí, eles poderiam viver livremente em Nova Perfeição, onde se divertiam o tempo inteiro em festas.

Tally Youngblood acabara de "perder" seu melhor amigo que havia passado pela cirurgia e fora morar em Nova Perfeição, onde os feios não tinham permissão de ir. Ela aguardava ansiosamente seus últimos dias de feia terminarem. Durante esse tempo, ela conhece Shay, uma feia que não tem a mínima vontade de se tornar perfeita. Ela desejava fugir e se juntar ao grupo rebelde que vivia escondido na natureza e mantendo-se vivo extraindo os recursos naturais. Tally achava isso um absurdo e estava fora de cogitação ela continuar feia para sempre e viver destruindo a natureza. Mas quando Shay vai embora para Fumaça (nome do acampamento dos fugitivos), ela é confrontada pelas Circunstâncias Especiais e eles dão duas opções para a garota: ou ir até Fumaça e entregá-los ou ficar feia para sempre.
Eu quero ser aquela pessoa perfeita...
Comecei a ler Feios relutando, eu li várias resenhas, além da sinopse, mas não consegui me sentir atraída pelo livro. Mas eu não quis parar de ler e a história foi melhorando a cada novo capítulo e, quando dei por mim, estava mais que viciada na história. Além da melhora, houve a crítica a nossa sociedade que, pra mim, foi o ponto alto do livro. Os personagens não conseguem entender o nosso "padrão de beleza", é algo horrível. Em certo momento do livro, os personagens podem ver algumas revistas da nossa época que carregam modelos anoréxicas e eles não conseguem entender como uma pessoa pode viver com um corpo tão magro e essa ser a tendência da nossa época. O autor fez essa crítica para que o leitor pensasse sobre o que é realmente bonito.
A natureza, afinal, não precisava de uma operação para ficar linda. Ela simplesmente era.
Além de tudo isso, o autor ainda soube colocar um pequeno romance, que não foi muito destacado. Talvez no próximo livro, Perfeitos, se destaque mais.
Fevereiro/2014

10 comentários:

  1. Oi Emily :)

    Essa série não me atrai muito, confesso que o maior motivo da minha falta de interesse nela são as capas. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, como vai?
    Eu já li Feios e Perfeitos. Eu comprei uma versão vira-vira na saraiva, e nem sabia do que se tratava; Sim, comprei só porque gostei da capa, rsrsrs
    Quando cheguei em casa, pesquisei. E, não gostei do que achei... Aí, um belo dia, eu: "Não. Quer saber? Paguei esse livro. Vou ler." E li. ADOREI.
    É muito bom mesmo hihi
    Espero um dia terminar de ler a série.
    Abraços,
    (seguindo)
    http://incriativos.blogspot.com.br/2014/02/seminario-dos-ratos-lygia-fagundes.html

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente esse livro não me conquistou, e depois dele fiquei com "preguiça" de ler o resto da série. Por mais que eu não tenha gostado dele, eu gostei bastante da sua resenha viu? *_*

    Adorei seu blog, já estou seguindo!

    Beijos, Jac
    http://behind-thewords.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Emily

    Sua resenha de Feios é uma das poucas que eu li que elogia a história. Nunca me interessei muito pela história, mas eu acho que é a questão é que eu estou - agora - evitando um pouco distopias.

    Beijos
    aquelaborralheira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da resenha, mas a premissa do livro não me cativou. Acho que não leria.

    Adorei o seu blog e estou seguindo. Aguardo a sua visita lá no meu cantinho.

    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir
  6. Oi Gêmea!! Quanto tempo! *-*
    Eu li esse livro muito tempo atrás, li bem depois do lançamento quando estava todo mundo louco e falando demais dele.
    Não me lembro muito da história porque nessa mesma época aconteceu aquele "BUM" de distopias, mas me lembro que não gostei tanto.
    Bom saber que gostou! *-*
    Um beijo ;*

    Juliana . Oliveira
    http://trocandoconceitos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Dentre todas as trilogias que já li posso dizer, com certeza, que essa é de longe a pior.
    A trama não me conectou e nem me cativou, o livro em si é chato e existem muitos trechos em que a leitura é arrastada demais.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Estou curiosa com esse livro.

    Adorei o blog!!

    Tenho um blog com mais duas amigas, dá uma passadinha lá??
    Beijinhos ;*
    http://resenhaeoutrascoisas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Sempre que aparece uma promoção na Submarino quase compro essa coleção, mas acabo deixando pra depois, não sei porque... Toda resenha que vejo deles é falando bem, por isso coloquei todos os quatro na minha met desse ano. Espero que eu tb goste! :)

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
  10. Cheguei a baixar o livro mas não consegui ler, primeiro porque não achei tão interessante como imaginava, esperava um pouco mais só pelo início. Segundo pela preguiça que me fez não seguir a frente com a leitura e deixá-lo para depois. Sempre vejo ele em promoções na Submarino e fico doida querendo levá-lo, mas tenho medo de comprar, não ler, e não ser bom. :/

    ResponderExcluir