28/04/2017

BEDA 28 | Resenha: A Menina Que Não Sabia Ler

Título: A Menina Que Não Sabia Ler
Título Original: 
Autor: John Harding
Editora: LeYa
Páginas: 288
Ano: 2010
Classificação: 4/5

Sinopse: 1891. Nova Inglaterra. Em uma distante e escura mansão, onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio. Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia Florence encontra a biblioteca proibida da mansão. E passa a devorar os livros em segredo. Mas existem mistérios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Quem eram seus pais? Por que Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula? O que esconde a Srta. Taylor? E por que o tio a proibiu de ler? Florence precisa reunir todas as pistas possíveis e encontrar respostas que ajudem a defender seu irmão e preservar sua paixão secreta pelos livros - únicos companheiros e confidentes - antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário. Ou será que tudo isso não seria somente delírios de uma jovem com muita imaginação?

Resenha: A menina que não sabia ler nos apresenta a história de Florence e Giles. Mantidos por um misterioso tio - que nunca chegaram a conhecer - eles vivem em Blithe House, uma mansão afastada e decadente. Logo no início, recebemos a informação de que Florence é proibida de ler pelo tio, mas acaba descumprindo a ordem ao conhecer a enorme biblioteca da casa. Sua rotina passa a ser a de ler em segredo e aprender tudo o que conseguir retirar dos livros.

Muitos leitores reclamam que o começo não é atrativo pois nada de interessante acontece. Eu, ao contrário da maioria, não me importei e acabei gostando das páginas iniciais, que acabaram passando bem depressa.

Coisas estranhas começam a acontecer com a chegada da nova preceptora de Giles, uma mulher que parece não suportar Florence. O desagrado é mútuo e, logo, os leitores poderão acompanhar cenas de muito embate entre as duas.

Eu iniciei a leitura no dia 26, através do Kindle Unlimited, que tem sido meu grande e melhor amigo. Como tenho sido muito decepcionada em leituras, optei por não ler a sinopse. Começar sem ter o que esperar para ser surpreendida e, melhor ainda, não ser decepcionada.

Não sabia se era eu ou se era o livro, mas fiquei muito pasma com as revelações finais. Penso que não o compreendi corretamente, que talvez não tenha compreendido tudo que a história me revelou. Como se ele fosse um quebra-cabeça que eu tenha concluído, mas que não tivesse certeza se estava certo.

O que posso dizer, no geral, é que ele foi muito bom sim, e que gostei muito. A metade do livro foi incrível, mas eu esperava que o final fosse sanar minhas dúvidas, o que não aconteceu (e nem sei se elas serão respondidas algum dia). Ainda assim, recomendo a todos que possam ter o interesse na leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário