16/11/2017

Resenha: Ecos


Ecos foi uma das surpresas de 2017. Através do Turista Literário, que é a melhor mistery box do mundo, eu pude conhecê-lo. No início, pensei que não iria gostar, nem mesmo a playlist que as meninas montam com tanto carinho me agradou. Mas eu achava um absurdo não ler o livro que havia esperado tanto para chegar. Pois bem, dessa forma, iniciei a leitura. Sem esperar muita coisa, mas com o sentimento de obrigação. Como eu estava passando por momentos complicados quando a caixinha chegou, a leitura se arrastou. Não, não é culpa do livro, é minha mesmo. É difícil manter a mente no lugar quando algumas coisas acontecem. Mas confesso que esse livro foi uma ótima distração e, quando o lia, me sentia completamente conectada a história.

O livro inicia-se cinquenta anos antes da Primeira Guerra Mundial, onde acompanhamos a história do garoto Otto. Ao brincar com os amigos, ele se perde na Floresta Negra e se depara com três irmãs. "Três moças usando vestidos esfarrapados estavam paradas diante dele, a primeira delas uma cabeça mais alta que a segunda, que era uma cabeça mais alta que a terceira..." Por mais inacreditável que possa parecer essas três irmãs eram as mesmas personagens do livro que ele trazia na mão. E mais inacreditável ainda foi quando ele descobriu que as irmãs haviam sido abandonadas pelo pai, um rei bastante desonesto.

Após a morte do rei, a parteira que havia levado as meninas para serem cuidadas por uma bruxa, resolveu revelar a história. Sem hesitar, a mãe e o irmão das meninas foram buscá-las na floresta, mas a bruxa, raivosa por estar sendo abandonada, resolve lançar a elas um feitiço, que só poderia ser quebrado com a ajuda de um mensageiro. A irmãs só poderão sair da floresta dentro de um instrumento de sopro, no caso, a gaita que estava no bolso do garoto. Com a promessa de que irá ajudá-las a quebrar a maldição, elas ajudam-no a sair da Floresta Negra.

Anos mais tarde, a gaita passa pelas mãos de Friedrich, um jovem que deseja se tornar regente de orquestra, mas que, por causa da ascensão do Nazismo, pode ter seu sonho interrompido. História digna de lágrimas, vocês verão quando lerem. A gaita passa também pelas mãos de Mike. Ele e o irmão mais novo vivem em um orfanato e terão de lutar e muito para não serem separados. Mais uma história que será impossível não levar o leitor as lágrimas. E por último, mas não menos especial, temos a história de Ivy, filha de imigrantes mexicanos que acabam de se mudar para uma propriedade onde terão de cuidar da casa de japoneses enviados à campos de concentração dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial.

Essa foi, possivelmente, a maior resenha que já fiz aqui no blog, e olha que eu ainda não falei tudo. Ecos é aquele tipo de livro que, por mais que eu fale, você só vai saber que vale a pena quando tiver a chance de lê-lo. Agradeço imensamente as meninas do Turista Literário por essa ter sido minha primeira caixinha que, além do livro, também me foi enviado um bolinho de tentativa, um cordão que simboliza a gaita mágica com um cheiro MARAVILHOSO e, para completar, um fone de ouvido, da cor do livro, com a seguinte inscrição: Música é uma linguagem universal... supera todas as distinções entre as pessoas. Incrível, sem mais.


Título: Ecos
Título Original: Echo
Autora: Pam Muñoz Ryan
Editora: Darkside
Páginas: 368
Ano: 2017
Classificação: 5/5 ♥
Sinopse: Ecos, da premiada escritora norte-americana Pam Muñoz Ryan, é uma fábula como há muito não se via – ou se ouvia. Um conto de fadas dark, que resgata o melhor da tradição dos irmãos Grimm, combinado com delicados momentos do século XX, como as duas grandes guerras e a Depressão econômica que assolou os Estados Unidos nos anos 1930. O resultado é uma fantasia histórica repleta de perigos e beleza, emoldurada pelo poder da música. A aventura começa cinquenta anos antes da Primeira Guerra Mundial — “a guerra para acabar com todas as guerras” —, quando o pequeno Otto se perde na Floresta Negra e encontra as três irmãs encantadas, prisioneiras de uma velha bruxa, que conhecia apenas das páginas de um livro, e acreditava ser apenas uma lenda. Como em um passe de mágica, as irmãs ajudam o garoto a encontrar o caminho de casa. E Otto promete libertá-las, levando o espírito das três dentro de uma inusitada gaita de boca. Ao longo dos anos, o instrumento chega à mão de novos donos: um menino que vê o sonho de se tornar músico interrompido pela ascensão do nazismo; um jovem pianista prodígio que vive num orfanato e luta para não ser separado do irmão caçula; uma filha de imigrantes mexicanos que cuidam de uma casa de japoneses enviados a um campo de concentração dentro dos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial. Personagens com dramas diferentes, mas um amor transformador pela música. Cada um à sua maneira, eles são afetados pela magia das três irmãs. Assim como os leitores do livro em todos os países em que ECOS foi lançado. Prepare-se para também ser arrebatado e enfeitiçado por essa fábula harmônica.

11 comentários:

  1. Olá! Uma pena que sua leitura foi prejudicada por causa da sua situação na época. Espero que esteja tudo bem agora.
    O livro parece ser mega emocionante, a premissa traz bastante expectativa sobre a história. Vou colocar na minha lista de desejados!
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  2. Oie!
    É tão bom quando nos conectamos a história.
    E ainda conheceu o livro através do Turista Litetário, um projeto que acho bem interessante.
    Como é um livro sobre música, sempre fico curiosa para conferir. Adorei essa sua dica.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  3. A resenha ficou ótima - adoro resenhas longas. Deu pra perceber toda a sua empolgação com o enredo e a mistery box também.
    http://meuniversolb.wixsite.com/meuniverso/single-post/2017/11/01/Resenha-Donnie-Darko

    ResponderExcluir
  4. Só tenho lido elogios quanto a este livro e ele foi pra minha lista de desejos e a cada nova resenha. só ressalta isso.
    Não conhecia o clube de livro que mencionou, mas vou procurar mais informações. Assinei o do Skoob e confesso que não curti muito, Acho que sou chata rsrs

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Pois é, agora fiquei curiosa, porque li resenhas que não me deram vontade de ler e esta sua me deixou curiosa, e olha que isso é complicado, porque geralmente analiso diversas resenhas. Fico meio assim quando são livros de fantasia sabe, mas me parece uma história linda.

    ResponderExcluir
  6. Sou louca de vontade para assinar uma caixinha literária, mas a oportunidade ainda não surgiu. :( Eu já vi a capa desse livro várias vezes pela internet e sempre achei linda, mas não fazia ideia do que se tratava. Quando você começou a falar da bruxa, achei que não ia gostar e já estava passando a indicação, mas logo que entraram as três histórias e você disse que são emocionantes, me empolguei para conhecer um pouco mais de cada uma. Pena que o momento da leitura não foi muito propício, mas ainda bem que de certa forma valeu a pena. ♥

    Beijos, beijos.

    ResponderExcluir
  7. Hey!

    Ecos é uma daquelas típicas obras que ganhou meu coração pelos meus olhos. A cada lançamento a Editora Darkside se supera e vem ganhando a admiração de inúmeros leitores caveirosos hehehehe

    Apesar de não ter lido ainda ecos, minha vontade não diminuiu. Pelo contrário, só aumenta a cada opinião que leio a respeito!

    Sei que tenho muito a descobrir com este livro e mal posso esperar para tê-lo nas mãos! Amei sua resenha e fiquei feliz por saber que te encantou de uma forma que não conseguiu expressar nas palavras!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Olá.
    Eu não tinha muito interesse nesse livro, mas depois de ver tantos comentários positivos, agora quero lê-lo. Eu entendo bem sobre não conseguir dizer mais em uma resenha, porque o leitor só vai sentir tudo o que sentiu, quando ele ler. Espero gostar tanto quanto tu gostou. :)

    beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bom?
    Cara, esse livro é incrível! Eu amei, foi um dos melhores que li em 2017 também! Depois de ler um BEm ruim da Darkside, fiquei com medinho sincero de comprar e me arrepender. Mas AMEI a história, é perfeita!

    ResponderExcluir
  10. Oi. Tudo bem?
    Confesso que quando vi este livro pela primeira vez, eu não fiquei muito animado com ele. Mas ao conhecer um pouco mais da história, fiquei com muita vontade de ler. Parece ser uma história simples, mas com muitos ensinamentos bacanas. Que bom saber que você acabou sem surpreendida, mas melhores leituras são essas. Já quero ler.
    Abraço 😀

    ResponderExcluir
  11. Oiee ^^
    Normalmente eu torceria o nariz ao ver que o livro contém elementos fantásticos, mas andei lendo uns livros tão incríveis do gênero que estou querendo MAIS! haha' Eu ainda não conhecia esse livro, mas achei a premissa dele incrível, e ver que você gostou tanto da história me deixou animada. E ter essa capa maravilhosa na estante não seria ruim...hehe'
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir