03/12/2014

Entre bloggers literários: Modinhas Literárias

Olá, leitores! Hoje trago uma novidade bem legal para vocês, o Livro Apaixonado foi convidado a participar de uma blogagem coletiva chamada Entre bloggers literários. Os blogueiros se reúnem através de um grupo no Facebook para decidir os temas das postagens, e o primeiro tema escolhido foi modinhas literárias.

Modinhas literárias são aqueles livros que ficam populares rapidamente e/ou são lidos por muitas pessoas num determinado momento. Esse é, com certeza, um dos temas mais polêmicos entre os leitores. As pessoas que não aceitam essa "modinha literária" questiona a qualidade dos livros e e isso gera muita confusão entre os fãs de várias sagas. Alguns exemplos de livros taxados como "modinha" são A Culpa é das Estrelas, Cinquenta Tons de Cinza e Crepúsculo.



Eu confesso que quando entrei para o mundo literário, eu tive um certo receio de ler Crepúsculo e até hoje eu não li a série, só assisti aos filmes. E, sinceramente, eu prefiro não mudar isso. Não é por ser modinha, não mesmo, é que eu já assisti o filme e não tenho vontade de conhecer a história através do livro. Eu acho que "modinhas literárias" são ótimas para conquistar novos leitores e apoio quem lê. Eu mesma leio modinhas e gosto bastante delas, ACEDE que o diga, nós temos uma relação de amor e ódio, mas temos uma relação.

Como mensagem final, quero que saibam que não vale a pena ter preconceito por um livro ser modinha. O que vale mesmo é a leitura!

Quem gostou do primeiro post do Entre bloggers literários, não esquece de comentar! ;)

7 comentários:

  1. Concordo contigo, o fato de um livro ser modinha não o torna ruim. Há um tempinho li Crepúsculo e gostei bastante, foi a saga que me fez conhecer os vampiros e me apaixonar por esse tipo de personagem. Também li ACEDE e esse se tornou um dos meus livros favoritos, a história é linda. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não existe isso de modinha, ainda bem que isso existe para influenciar a leitura para outras pessoas, mas eu sempre acabo lendo a obra depois de assistir o filme ou vice versa!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você! Os livros conhecidos por serem "modinhas" trazem muitas pessoas novas para o mundo literário que tanto amamos.
    Adorei a iniciativa do grupo.
    Beijos...
    www.demaeprafilha.com.br

    ResponderExcluir
  4. Realmente polêmico. Eu não gosto de falar que são modinhas literárias, e sim best sellers, e se são os mais lidos/ vendidos deve ser porque a história é boa, não?

    maisumleitor.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Oie! Eu amo Crepúsculo, mas não acho que ele seja uma modinha, até por que muitos tanto homens quanto mulheres não gostam da saga, diferente de A Culpa é das Estrelas que eu não gostei e acho sim uma modinha e 50 Tons de Cinza que me arrependo profundamente de ter lido (oh livro ruim!) e que com certeza virou uma modinha tão grande que ainda tenho duvidas se as pessoas leem por prazer ou por que ele é uma modinha! kkkk
    bjs, se puder comentar nessa resenha ajudaria muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com/2014/12/da-boca-pra-dentro.html

    ResponderExcluir
  6. Vi uma tirinha sobre isso esses dias, acho que foi no Como eu realmente..., as pessoas costumam julgar o livro pelo sucesso que ele faz, quando devia ser totalmente ao contrario. Tudo bem, existem gostos e gostos, mas o respeito deve existir sempre. Fim, de papo!

    Beeeijos.

    estanteideal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oii! Também já fiz uma reflexão assim lá no blog, e concordo com o que vc disse. Além do mais, acho que para um livro virar modinha, muita gente tem que ter lido, o que prova que alguma coisa de bom eles têm, né?! hehe...

    PS: tá rolando um sorteio do livro A Garota que Eu Quero, lá no blog! Pra participar é bem simples: basta ser seguidor! Corre lá!

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/2014/11/promocao-ano-novo-livro-novo.html

    ResponderExcluir