18/01/2015

Resenha: Proibido

Título: Proibido
Título Original: Forbidden
Autora: Tabitha Suzuma
Editora: Valentina
Páginas: 304
Ano: 2014
Classificação: 5/5

Sinopse: Ela é doce, sensível e extremamente sofrida: tem dezesseis anos, mas a maturidade de uma mulher marcada pelas provações e privações da pobreza, o pulso forte e a têmpera de quem cria os irmãos menores como filhos há anos, e só uma pessoa conhece a mágoa e a abnegação que se escondem por trás de seus tristes olhos azuis. Ele é brilhante, generoso e altamente responsável: tem dezessete anos, mas a fibra e o senso de dever de um pai de família, lutando contra tudo e contra todos para mantê-la unida, e só uma pessoa conhece a grandeza e a força de caráter que se escondem por trás daqueles intensos olhos verdes. Eles são irmão e irmã. Mas será que o mundo receberá de braços abertos aqueles que ousaram violar um de seus mais arraigados tabus? E você, receberia? Com extrema sutileza psicológica e sensibilidade poética, cenas de inesquecível beleza visual e diálogos de porte dramatúrgico, Suzuma tece uma tapeçaria visceralmente humana, fazendo pouco a pouco aflorar dos fios simples do quotidiano um assombroso mito eterno em toda a sua riqueza, mistério e profundidade.


Resenha: Proibido é um livro diferente dos que eu costumo ler, ele trás um tema novo. Um tema que não é aceito pela sociedade, um tema que gera revolta. Ainda assim, eu acredito que é um livro que vale a pena ser lido. A história é sobre dois irmãos, Lochan e Maya. Com apenas 17 e 16 anos, respectivamente, mas com maturidade e responsabilidade de adultos. Eles foram abandonados pelo pai, que formou uma nova família e vivem com a mãe alcoólatra e desestabilizada emocionalmente. Além disso, eles é quem cuidam dos irmãos mais novos, Kit, um adolescente rebelde e amargo, Tiffin, um garoto bastante extrovertido e Willa, uma garotinha doce e amável.

A mãe dos irmãos passa a maior parte do tempo na casa do seu namorado Dave, por causa disso a responsabilidade de cuidar da casa, dos irmãos e das despesas é dos mais velhos. É de causar revolta o modo como a mãe trata os filhos. No início da leitura parecia que ela se importava, mas depois de um tempo, ela praticamente abandonou a família. Outro detalhe é que o Lochan, ou simplesmente Lochie, tem fobia social e isso o faz ser completamente apegado à família, principalmente à Maya. Acontece que o amor fraternal que existe entre irmãos, no caso de Lochan e Maya ultrapassa essa barreira, eles se amam como um casal. E é partindo disso que a história tem início.

Sabe aqueles livros que apenas lendo a sinopse, você sabe que a história vai te emocionar? Proibido foi exatamente assim. Eu me lembro bem do dia em que eu conheci o livro, eu entrei no Amount of Words e lá estava a resenha, só esperando para ser lida. E, meu Deus, como eu fiquei maluca por esse livro! Mas ainda não haviam lançado aqui no Brasil então, eu passei um ano e alguns meses esperando pelo lançamento. E quando lançaram, eu faltei beijar o atendente da Leitura que o trouxe para mim quando eu fui comprar. Confesso que demorei um pouco na leitura, ele é pequeno demais, se eu devorasse o livro, ia acabar muito rápido e eu queria aproveitar bastante. Eu não me lembro bem quando iniciei a leitura, mas me lembro de estar lendo uma cena triste na Bienal de Minas. Só pra constar que eu estava sozinha, então eu fiquei morrendo de vergonha de chorar ali, na frente de todo mundo.

O que posso dizer para vocês é que esse livro ultrapassa as barreiras da perfeição, ele te faz sentir todas as emoções dos personagens em todos os momentos da leitura. E isso é uma das coisas que eu mais valorizo quando estou lendo, essa emoção que o autor passa para o leitor. Uma outra coisa que pude perceber é que, ao final da leitura, ele deixa uma reflexão. Te faz pensar sobre seus preconceitos e isso foi o ápice pra mim. Não tenho mais o que falar sobre ele, mas eu tenho um conselho para vocês que estão lendo essa resenha: leia esse livro! Eu tenho certeza que vocês vão gostar.
Novembro/2014

10 comentários:

  1. PRECISO DESSE LIVRO!

    Proibido já tá na lista de compras pra esse mês. Nunca quis tanto um livro quanto eu quero esse livro. Certeza que irei adorá-lo. Beijo!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Já li muitas resenhas positivas sobre esse livro e estou cada dia mais ansiosa para lê-lo deve ser maravilhoso!
    bjs, se puder comentar nessa resenha ajudaria muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2015/01/assassinato-na-torre-eiffel.html
    e tem promoção no ar:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2015/01/promocao-ferias-com-leituras.html

    ResponderExcluir
  3. Ai meu Deus *-* Você não tem noção do quanto preciso ler esse livro ! Só vejo resenhas positivas e a sua não foi diferente. Infelizmente nunca o encontrei nas livrarias da minha cidade e ainda não tive como pedir pela internet, mas assim que eu puder, ele vai ser o primeiro da minha lista ! Parece ser um livro super emocionante.

    Beijos,
    Bia

    www.nasuaesntateblog.blogspot.com | @NaSuaEstante_

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que top. Nunca tinha visto um livro com esse tema e deve ser realmente emocionante.
    A triste realidade é que as vezes situações extremas causam atitudes extremas nas pessoas.
    Com certeza vou ler.
    Parabéns pela resenha!!

    www.saladadelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Nossa muito bom! Todas as pessoas que fizeram resenha desse livro e que eu li falaram praticamente a mesma coisa. Um livro com tema forte e muito emocionante.
    Quero ler.
    Beijos
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  6. Achei bem curiosa essa proposta de irmãos-casal. Não consigo imaginar irmãos sentindo mais que amor fraternal um pelo outro e agora quero muito saber como essa história se desenvolve. Já adicionei no Skoob! hehe

    PS: pra celebrar um dos lançamentos cinematográficos mais esperados do ano, tá rolando sorteio do livro Cinquenta Tons de Cinza lá no blog! Pra participar é bem simples: basta ser seguidor! Corre lá!
    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/2015/01/promocao-cinquenta-tons-de-cinza.html

    ResponderExcluir
  7. Oi, Jú! Tenho muita vontade de ler esse livro, só vejo comentários super positivos sobre ele. A história parece ser bem emocionante e o que me deixa mais curiosa para conhecê-la é o tema tenso abordado. Espero ler logo e gostar bastante. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oláá! Só pra começar a capa é totalmente perfeita <3
    E a história parece ser muito boa, tenho um livro que tem uma história parecida. Dois irmãos se apaixonam :D
    é estranho mas ao mesmo tempo lindo.

    Seguindo

    Beijão da Lari <3
    Brilliant Diamond | Fan Page | Participe das promoçes de livros:aqui e aqui

    ResponderExcluir
  9. Nunca li nenhum livro parecido, me interessei muito por esse livro, parece ser incrível, apesar de eu não gosta de romances, esse livro parece ter um algo a mais, vamos dizer assim. Parabéns pela resenha!
    Beijos

    http://travelingbetweenpages.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Me interessei muito pelos livros *-*

    ResponderExcluir