23/05/2017

Resenha: Quarto

Título: Quarto
Título Original: Room
Autora: Emma Donoghue
Editora: Verus
Páginas: 350
Ano: 2011
Classificação: 4,5/5

Sinopse: Para Jack, um esperto menino de 5 anos, o quarto é o único mundo que conhece. É onde ele nasceu e cresceu, e onde vive com sua mãe, enquanto eles aprendem, leem, comem, dormem e brincam. À noite, sua mãe o fecha em segurança no guarda-roupa, onde ele deve estar dormindo quando o velho Nick vem visitá-la. O quarto é a casa de Jack, mas, para sua mãe, é a prisão onde o velho Nick a mantém há sete anos. Com determinação, criatividade e um imenso amor maternal, a mãe criou ali uma vida para Jack. Mas ela sabe que isso não é suficiente, para nenhum dos dois. Então, ela elabora um ousado plano de fuga, que conta com a bravura de seu filho e com uma boa dose de sorte. O que ela não percebe, porém, é como está despreparada para fazer o plano funcionar.

Resenha: Eu não me interessei pela leitura de Quarto logo quando o conheci. Na realidade, foi só na segunda vista que surgiu o real interesse em lê-lo. Não me perguntem a razão porque até mesmo eu não sei dizer, somente não fiquei interessada no início.

O livro trata de temas com os quais eu nunca havia lidado e tudo pela visão do pequeno, mas muito esperto, Jack. Ele e sua mãe vivem presos dentro de um quarto, onde ele lê, canta, dança e brinca. Quando jovem, sua mãe foi sequestrada pelo Velho Nick e está vivendo em cárcere privado há exatamente 7 anos.

Por mais que Jack tenha construído seu mundo dentro do quarto, sua mãe sabe que existe uma infinidade de coisas que ele poderá aprender no mundo lá fora. Além disso, ela já não aguenta mais viver com o filho sob essas condições.

O início do livro é mais a apresentação dos personagens, do cenário e do mundo que eles criaram ali dentro, mas logo as coisas começam a ficar mais angustiantes, quando a mãe de Jack decide que eles precisam realmente sair dali. Ela, então, elabora um plano de fuga e vai contar com a ajuda do filho para que eles consigam escapar.

Quarto foi uma das maiores surpresas de 2017. Eu não esperava que a história fosse me prender tanto assim, ao ponto de só parar quando estivesse terminado. O que mais me desagradou, no entanto, foi o final. O livro seguiu uma ideia desde o início: a ideia da fuga. E então veio toda aquela elaboração seguida do plano sendo executado. Eu esperava que houvessem mais coisas para serem contadas no final, que houvesse mais história.

Afora essa crítica, eu devo dizer, novamente, que apreciei muito a leitura e que pretendo assistir o filme em breve (já aguardem a postagem contando minhas impressões), mas já adianto que vi um pedacinho e não é muito fiel ao livro, infelizmente.

Vocês já conheciam o livro? O que acharam? Deixem nos comentários as opiniões de vocês, vou adorar saber quem mais ficou encantada pela história do Jack.

Nenhum comentário:

Postar um comentário