01/06/2017

Resenha: O que me disseram as flores

Título: O que me disseram as flores
Autora: Alane Brito
Editora: Arwen
Páginas: 392
Ano: 2015
Classificação: 3,5/5

Sinopse: Presa a uma promessa feita por seu pai, Ângela decide desafiá-lo a aceitar que não é vontade dela se casar com alguém que conhecia apenas através de cartas. Deixando-se levar por uma mentira, William viaja até a prometida, acreditando encontrar uma moça tão apaixonada quanto ele. Entretanto, depara-se com a força da raiva de alguém com quem sonhava passar o resto de sua vida. Por conta do grande amor que aprendeu a nutrir por ela, decide, então, lutar para conquistá-la. Usando a linguagem das flores para se declarar e, cada dia, se revestindo de uma força descomunal para suportar as palavras afiadas e suas duras atitudes, ele tenta encontrar uma maneira de fazer com que o ódio, que ela tanto demonstra sentir, se transforme em algo bom, mas para isso ele mesmo precisa continuar acreditando que é possível... Um grande amor é realmente capaz de suportar tudo? Conheça a emocionante história de duas pessoas numa mesma batalha, mas que lutam por desfechos diferentes. E que vença o mais obstinado.


Resenha: Ainda estou me sentindo um tanto pensativa por causa desse livro. Quando o peguei para ler, após milhares de resenhas positivas, imaginei que seria uma leitura prazerosa do início ao fim. Infelizmente, não foi isso que aconteceu. Ela se arrastou bastante até eu conseguir chegar ao meio do livro. Sendo bem sincera, confesso que li até uma resenha procurando algum spoiler que denotasse quando a leitura passaria a ser agradável.

O livro nos conta a história de Afonso Dantas e Santiago Marques, dois grandes amigos que, para eternizar a amizade, decidem prometer a mão de seus filhos um ao outro. Anos mais tarde, já crescidos e decididos, estão Ângela Marques e William Dantas, casal que, mesmo sem se conhecer, já estão noivos.

Ângela não aceita muito bem essa imposição do pai, ela é dessas mocinhas que revolucionam, que buscam o direito a ter sua própria vontade satisfeita. Por mais que eu ache que o amor que o William sinta por ela algo lindo, é impossível não ficar tocada também pela Ângela, que teve seu destino definido assim, sem uma pré-consulta. Outro fato que me irritou bastante é que ao invés de ter o apoio da família e dos amigos, a menina se vê sozinha onde a única opção que todo mundo sugere é: aceite a vontade de seu pai.

William, seu pretendente, por outro lado, aceitou muito bem a vontade de seu pai. E durante muito tempo ele aprendeu a amar Ângela, mesmo não tendo havido convivência. O que ele não esperava é a avalanche de ódio pelo qual ele foi atingindo ao chegar a casa da moça. Como ela não aceitava a união, ela fazia de tudo para magoar William e fazê-lo desistir. Como eu já disse, consigo compreender as razões da mocinha, mas ela o tratou sim muito mal e não foram poucas as vezes. Eu sentia muito pelo William nessas cenas, mas também ficava revoltada com sua falta de ação, ele simplesmente aceitava tudo o que a noiva fazia com ele. Poxa, cadê a reação desse homem?! Foi só aparecer mesmo ao final do livro.

A história é sim muito bonita e fiquei contente de ter lhe dado uma chance, mas não funcionou comigo tanto quanto foi com outros leitores. Quando você olha a página do livro no Skoob quase que só existe resenha positiva, mas ele me decepcionou por várias vezes. Outro fato interessante é que toda a história de amor de Ângela e William é contada através do diário da mocinha que é lido pela Raquel, personagem que somente fez isso: leu o diário. Desejei que tivesse mais cenas dela ao final. No geral, como eu disse, apreciei a leitura, mas esperava mais. Dei três estrelas e meio e pretendo ler mais livros da autora em breve.

34 comentários:

  1. Ola
    Já li muitas resenhas posutivas sobre esse livro,e tenho curiosidade pois já conheço a escrita da autora e gosto muito de seu trabalho. Mas que chato isso de a leitura se tornar arrastada né, é horrível mesmo quando isso acontece, ainda mais quando esperamos uma leitura mais prazerosa.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, tudo bom? Esse livro tem sido muito comentado por aí e recebido bastante críticas positivas, mas a diferentona aqui tinha que ver algum defeito. E o maior de todos eles foi esse: a leitura se arrastou bastante e não consegui gostar tanto dos personagens. Mas, ainda assim, ele é muito amorzinho! Bjs

      Excluir
  2. Olhando a sinopse me parece um livro bem interessante, fiquei curiosa para entender a linguagem das flores. É uma pena que não foi uma leitura tão prazerosa para você, talvez você foi ler com uma expectativa alta demais e viu que não era tudo isso, acontece demais isso comigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tainan! É bastante interessante a linguagem das flores, mas não é algo que é abordado tão claramente no livro. Ainda assim, nos momentos em que ganha uma flor, Ângela sempre revela seu significado e é muito fofo! Bjs

      Excluir
  3. Oi, Júlia! Tudo bom? Poxa, que pena que o livro não funcionou com você, isso acontece comigo às vezes também, quando crio muita expectativa. Obrigada por não ter desistido da leitura!! Fico feliz por mesmo assim você ter se interessado em fazer parceria comigo. *--* <3 Espero que goste dos outros livros. Aaah! E não crie muitas expectativas com eles, tô com medo de você agora! kkkk
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaaaah, Alane, sua linda! Eu é que agradeço todo o carinho que você teve até agora comigo. Infelizmente eu tive um pouquinho de problema com seu livro, como te expliquei no e-mail, mas juro de coração que vou ler os outros e tenho certeza que vou gostar. Beijos

      Excluir
  4. Olá!
    Eu li "O Trio" dias atrás e AMEI como a história foi conduzida, além da escrita da autora. Também sou nova parceira da Alane e minha próxima leitura será "O que me disseram as flores". Pelo pouco que folheei, acredito que me apaixonarei pelo enredo, afinal "sou de dramas". rs

    Abraços literários,
    Simone Pesci
    http://simonepesci.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Si! Eu ainda não conheço muito dos livros da Alane, comecei mesmo pelo O que me disseram as flores, mas vou pesquisar mais sobre esse que você citou e quem sabe ele não será minha próxima leitura? Obrigada pela dica! Beijos

      Excluir
  5. Oi
    Amei a premissa da história, mas fiquei com receio de ler. Amei porque raramente encontramos nesse tipo de trama um mocinho apaixonado e é uma mocinha obstinada assim, geralmente eles são galantes e elas suspirantes, e por vezes até dizem não gostar dos rapazes mas por dentro já estão completamente derretida. Então eu gostei do fato dele ter amado primeiro e dele ter que conwuista-la, mas tenho receio de que essa situação se prolongue por muito tempo e eu acabe criando antipatia por ela.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Delmara, foi exatamente isso que aconteceu comigo! Mas não fique assustada porque muitos fãs adoraram essa demora que teve, mas não funcionou comigo, infelizmente. Por repeli-lo tanto, acabei desgostando demais da Ângela e também da falta de ação do William. Espero de coração que você dê uma chance ao livro e que aprecie a leitura! Bjs

      Excluir
  6. Olá, tudo bom?

    Não conhecia o mas a premissa me chamou bastante a atenção. Uma pena o livro não ter funcionado tanto para você mas mesmo assim vou dar uma chance, vai que eu goste né? Como você disse a história é bonita, então posso gostar.

    Beijos:*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Dani! É o que eu digo: não julgue um livro baseando-se na opinião alheia. Infelizmente não funcionou muito comigo, mas espero que dê certo com você. Beijos

      Excluir
  7. Oiiiii,

    Nunca li nada sobre a autora ou sobre o livro, pelo ou menos não que eu me lembre, mas logo na sinopse eu já pensei "preciso conhecer essa história é descobrir se ele consegue provar que o amor dele é forte pelos dois", mas no decorrer da resenha eu me desanimei pôr dois pontos: primeiro pelo livro ser arrastado até a metade é isso é algo que me irrita muito porque fico esperando as coisas acontecerem e o negócio fica se arrastando, e segundo por ser a leitura de um diário e quase não se falar nada sobre quem lê o diário, eu vou ficar sempre esperando uma conexão que não vai vir. Foi uma ótima resenha e espero um dia ter paciência pra dar uma chance ao livro, por que a premissa é realmente interessante.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aninha! É, realmente tudo que você falou acontece no livro. A leitura se arrasta durante todo o tempo que Ângela repele o rapaz e o diário nos fornece poucas informações à respeito de quem o lê. Uma pena. Espero que, mesmo assim, você o dê uma chance. Não baseie sua opinião somente na minha, você pode se surpreender. Beijos

      Excluir
  8. Olá! eu amei a premissa do livro. Achei lindo. apesar da sua resenha,mostrar os pontos negativos, da história, eu assim que tive a oportunidade, de ler este livro. Eu vou ler. Porque me cativou bastante.

    abraço

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bom?
    Ah, se o livro demora muito pra "pegar no tranco", eu normalmente perco a paciência logo de início. Também tenho essa mania de procurar spoilers pequeninos pra ver se a coisa vai ficar boa, pensei que era só eu que fazia isso hahaha. Parabéns pela resenha, sincera e direta!

    ResponderExcluir
  10. OI
    Essa capa está de tirar o folego e essa história parece muito fofa. Antes mesmo de ler sua resenha já havia me apaixonado pela capa, sei que promessas feitas por pais para os filhos cumprirem é bem complicado, mas como não imaginar sendo cativada por flores.
    Flores! Existe gesto mais romântico?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oiee Júlia ^^
    Nossa, como eu amo esse livro! Até hoje ainda sinto raiva da Ângela por tudo, mas eu me apaixonei tanto por essa história, e chorei tanto, mas tanto! Uma pena que o livro não tenha te conquistado totalmente, mas já que você quer dar outra chance à autora, tente ler "O trio". Acredite, é maravilhosamente incrível!
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Isso já aconteceu comigo várias vezes, de eu ler apenas comentários positivos sobre o livro, e quando vou ler, não é nada do que eu imaginei.
    A capa do livro é linda, mas vou deixar ele para outro momento. Estou com uma pilha enorme para ler, então vai ficar para outro momento.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  13. Oláaa!!
    Não sou lá muito fã de romances, casamentos arranjados, então apenas pela sinopse, já não seria um livro que eu gostaria de ler...
    Após ler sua resenha, fiquei ainda mais desanimada, pois não gosto de histórias arrastadas e enroladas que não se desenvolvem, e me pareceu que essa começou assim.
    Espero que goste mais dos outros livros da autora!
    Um beijo

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  14. Curiosamente eu não conhecia esse livro. Pelo tanto de resenha positiva que você falou que ele tem eu até achei estranho o fato de eu não conhecê-lo.
    Que pena que não foi uma leitura tão prazerosa, mas às vezes acontece isso mesmo... do livro ser quase unanimidade positiva e da gente não gostar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi.

    Já conhecia este livro, a capa me lembra muito outro livro que agora não consigo lembrar o nome. A premissa parece ser interessante e fiquei com um gostinho de quero mais depois de ler sua resenha. vou procurar o livro no Skoob e já adicioná-lo à lista de leituras.

    ResponderExcluir
  16. oie, uma pena quando vemos tantos elogios e as expectativas são frustradas, não é. eu tenho receio de ler alguns livros, e esse é um que apesar de tanta opinião positiva, não me chama atenção, mas tomara que suas próximas experiências com essa autora sejam melhores.

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Confesso que tenho muita vontade de ler esse livro, pois acho essa capa maravilhosa. Entretanto, não conhecia muito bem a trama e me senti ressabiada de ler, sério. Tipo, a história se passa na forma de diário e isso é legal e tudo o mais, mas ter uma "personagem" que apenas lê não é algo que me agrade muito.
    Gostei muito da sua resenha, mas vou adiar um pouco a leitura.
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  18. Ainda não havia lido nada da obra, mas fico pensativo o porque de tantas resenhas positivas e você ter nos indicado tantos momentos arrastados e perdidos no enredo. Obrigado pela sinceridade, assim já vou com menos sede ao pote, se um dia pegar o livro para realizar a leitura. Acredito que todos os blogueiros pudessem ter essa visão, da sinceridade, afinal só assim conhecemos uma história sem muitas expectativas.

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem? Eu também sou dessas que não costumo gostar do que todo mundo está gostando, então já fiquei com um pé atrás depois da sua resenha, haha. É muito chato quando a gente vai com gosto numa obra e se decepciona. Bom, eu gosto do estilo do livro, então talvez eu o leia, mas confesso que não entrou nas prioridades, kkkkkk. Confio nas opiniões de quem lê muito. Quanto à moça, tudo vem que ela esteja revoltada e que as motivações dela sejam compreensíveis, mas fala sério. Nada é motivo para crueldade. É o que penso. No mais, ótima resenha. Sinceridade é tudo.

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Lembro que no lançamento desse livro peguei ele pra ler mas assim como você achei o começo lento demais, e acabei não dando continuidade na história.
    Detesto quando vejo 90% de resenhas positivas no skoob e não acho tudo isso o livro, fico me perguntando se o problema é comigo ou se os leitores relevaram muita coisa por causa de parceria e afins.
    Mas realmente a história dele é bonita, só precisa de uma boa lapidada

    ResponderExcluir
  21. Oie! Tudo bem?

    É a primeira vez que leio uma resenha sobre esse livro, que diz que ele é bem lentinho no inicio da história, foi até bom você ter citado isso, pois assim caso eu tenha a oportunidade de realizar a leitura dele, já sei o que me espera! Mas espero que a autora faça uma boa revisão dele para uma próxima edição! Sempre pode-se melhorar!

    Bjss

    ResponderExcluir
  22. Olá,

    Essa é a primeira resenha negativa que leio do livro, e é justamente por isso que não costumo ler livros no hype. Eu gostei bastante da premissa do livro, mas esperei um momento para ler esse livro, e vejo que fiz bem, se eu tivesse lido-o com as expectativas que eu estava, provavelmente me decepcionaria como você, agora que li sua resenha posso ler o livro de boas, livre das expectativas.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Oi Júlia, como está?
    Acho a premissa do livro bem interessante, mas me obrigo a admitir que esse pacto de amizade dos pais dos protagonistas se mostra algo bem problemático. Apesar de que achei a atitude da Ângela igualmente ruim. Ok que ela não queria cumprir o arranjo, mas uma conversa direta e franca poderia ter resolvido a metade das coisas.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem?
    Essa é a primeira resenha negativa que vejo desse livro, eu não sabia exatamente do que se tratava e para ser sincera achei bem interessante a premissa e o casal, uma pena que o livro não funcionou com você, muito ruim quando isso acontece, né? Mas mesmo assim ainda daria uma chance para a obra.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  25. Que pena que a história se arrastou para você, o tema realmente me parece interessante, essa capa é maravilhosa, o skoob as vezes nos engana, né? Cofiamos em opiniões pessoais e nos decepcionamos ahha mas vida que segue! ótima resenha.

    ResponderExcluir
  26. Oiii

    Nossa que tenso, odeio quando vou cheia de expectativa já esperando gostar do livro e ele se demostra tão abaixo do que esperava. Ja conhecia o livro, e infelizmente a tematica dele não me atrai, saber que ele é bem arrastado até a metade da estória me repele ainda mais. Enfim, creio que nenhuma leitura é perdida, então algo de boa foi tomado pra ti.

    Bjão

    ResponderExcluir
  27. Oi
    Parabéns pela sua sincera resenha.
    Conheço esse livros através das várias resenhas que já li e realmente para alguns funciona mais que para outros. Por não ser um dos meus gêneros favoritos, certamente não me envolveria tanto com a história e acho que por isso não dei uma chance ainda.
    Mas gostei muito de ler suas impressões.
    Dica anotada. Quem sabe não mudo de ideia?
    Beijinhos
    Rizia Castro - Livroterapias

    ResponderExcluir